top of page
  • Foto do escritorGrazie Canella

Com essa dica, você não terá mais dificuldade para abrir um vidro de geleia!


A criação do vácuo, ou eliminação do ar nos potes de vidro com compotas e geleias recém-preparadas, é uma grande aliada de todos aqueles que empreendem no segmento.


Esse procedimento essencial para garantir a segurança de alimentos e aumentar o tempo de conservação do produto, no entanto, é também o responsável por aqueles episódios ligeiramente irritantes, de quando passamos certo aperto para abrir determinada embalagem.


Quem nunca?


Tem gente que dá batidinhas na tampa de alumínio, no fundo do vidro, que tenta com o pano de prato, que procura uma luva de borracha, que se arrisca em uma manobra com a faca... A quantidade de dicas disponíveis na internet é imensa.


Porém, um dia destes a dúvida surgiu no grupo de alunos, e um dos geleeiros rapidamente orientou a colega a usar um truque que penso ser o mais seguro, fazendo uso de um princípio da Física (e não força física!), que é o de aquecer a tampa.


Basta colocar um pouco de água quente em um prato fundo, virar o pote e mergulhar a tampa na água. O calor provoca uma expansão sutil, mas suficiente para facilitar o trabalho da abertura.


Atenção, não faça isso com água fervendo, e sim aquecida, para evitar choque térmico!




632 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advertorial

bottom of page