Cuide bem das suas facas com estas 6 dicas


Programa de cozinha que se preze tem pelo menos uma cena do chef picando um ingrediente na maior facilidade, não é? O que nem todo mundo se dá conta é que por trás de toda aquela técnica há um componente de grande valor: facas adequadas e bem cuidadas!

Que tal replicar essa atenção especial também na sua produção de geleias?



🔪 Avalie seu arsenal de corte e, se necessário, invista na compra de facas para frutas e legumes de boa qualidade. Comece com a de 9 cm, preciosa para quem fabrica geleias! Devem ser feitas com material antioxidante e com cabos firmes. Para quem trabalha bastante com tomates, é legal ter uma boa faca serrilhada.


🔪 Tenha um lugar exclusivo para suas facas, como aqueles cepos de madeira (ou porta facas) que de quebra dão uma decorada na bancada. Assim elas ficam protegidas do contato com outros utensílios, ampliando sua vida útil.


🔪 Limpe suas facas logo após o uso com sabão neutro e a parte macia da esponja. Evite deixá-las largadas na pia e não cogite colocá-las em uma máquina de lavar louça.


🔪 Na hora de escolher o suporte para o corte, priorize tábuas de madeira ou plástico. Materiais como vidro e pedra costumam danificar as facas.


🔪 Tenha sempre à mão uma chaira (haste de metal comprida e arredondada) para amolar as facas ao final de cada uso. Não sabe como? Basta posicionar a faca já limpa em um ângulo de 20 graus a partir da chaira, raspando os dois lados da lâmina cerca de 3 vezes (cada). Na ausência da chaira, vale virar um prato ou caneca e usar a parte sem revestimento para fim semelhante. O ideal é que duas vezes por ano elas sejam amoladas por profissionais (ainda mais se o investimento tiver sido alto). Alternativas caseiras são o afiador mecânico e a tradicional pedra de amolar.


🔪 Para checar se a faca está afiada corretamente, faça o teste do papel sulfite. Ela deve cortar com facilidade a folha.


Sei que todo esse cuidado pode ser chato, mas é uma forma de garantir eficiência e segurança na sua produção, pois facas cegas costumam causar mais acidentes domésticos na medida em que demandam mais força para o corte!




117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advertorial