Aprenda a fazer dadinho de tapioca, o par perfeito para geleia de pimenta


Pimenta dedo-de-moça é um dos meus ingredientes favoritos de geleias e conservas. Conhecida também como pimenta vermelha ou chifre de veado, é uma das mais populares na culinária de norte a sul do Brasil, saborosa e moderadamente picante. Para fazer geleias, é recomendável escolher pimentas com o talo verde, com viço, sem manchas e com até 7 centímetros de comprimento (as pimentas muito maiores podem ter sido modificadas e tendem a ter pouco sabor) e é importante ter cuidado no manuseio! Pessoas mais sensíveis precisam de luvas e máscara para evitar irritações na pele e no sistema respiratório. Boa parte da ardência está nas sementes, usadas para fazer pimenta calabresa.


Meu acompanhamento favorito do momento para a geleia de pimenta é o dadinho de tapioca, receita fácil para servir no lanche, como entrada ou petisco. A receita é bem fácil:


Ingredientes

1 e 1⁄4 de xícara de chá de tapioca granulada

250 gramas de queijo de coalho 1⁄2 litro de leite 1 pitada de sal

1 pitada de pimenta branca




Preparo

Forre uma assadeira pequena (aproximadamente 20 x 25 centímetros) com filme plástico. Em uma tigela grande, rale o queijo, junte a tapioca, o sal e a pimenta e misture bem. Ferva o leite e o despeje ainda quente na tigela, mexendo bem a mistura para não formar grumos. Transfira a mistura para a assadeira, espalhe com a colher e cubra com filme plástico, aplainando com as mãos. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos três horas. Em seguida retire o plástico e transfira a massa para uma tábua, cortando em tiras de 2 centímetros e depois cortando as tiras em cubos. Coloque os dadinhos para assar em uma assadeira forrada com papel manteiga em forno a 180 C por 40 minutos ou até dourar ou frite os dadinhos em óleo quente, com cuidado para não queimar.


Ah, essa e outras receitas de delícias que combinam com geleias estão no e-book Transformação na Cozinha, um presente que disponibilizo para todos os alunos do curso Mestre em Geleias!



821 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advertorial