Três maneiras práticas de congelar limão

Frutas cítricas, especialmente o limão Taiti e o siciliano, são muito usados em receitas de geleias, e por isso é bom sempre ter à mão. Minha dica é: congelem! Ou melhor, três dicas, pois eles podem ser congelados de diferentes maneiras.


1. Se tiver espaço no congelador ou freezer, você pode congelar as frutas inteiras por até 4 meses. Basta acomodar em sacos plásticos com fechamento hermético e retirar o máximo possível de ar; para descongelar, é só mergulhar em um recipiente com água por dez minutos. Elas podem ficar um pouco murchas, mas em perfeitas condições tanto para obter raspas da casca quanto espremer para obter suco.

2. Para ocupar menos espaço no congelador, uma solução é cortar cada limão em quatro partes, em forma de meia lua, dispor os pedaços lado a lado em uma forma e levar para o congelador por pelo menos 3 horas; quando os pedaços estiverem congelados, é só transferir para um saquinho com fechamento hermético. Essa é uma boa opção para descongelar somente as partes necessárias para uma receita – por exemplo, para obter sumo de meio limão, é só retirar dois pedaços e deixar em temperatura ambiente por alguns minutos. 3. É possível também congelar partes processadas das frutas cítricas, alternativa um pouco mais elaborada, mas simplifica o trabalho depois. Nesse caso, é só raspar as cascas dos limões e retirar o sumo com a ajuda de um espremedor. As raspas podem ser guardadas em um saquinho com fechamento hermético, assim é só retirar as porções quando necessário. O sumo pode ser congelado em forminhas de gelo, e vale medir as quantidades de cada forminha – por exemplo, 2 colheres de sopa ou 30 ml. Antes de tudo, é importante fazer a higienização dessas frutas, deixando de molho em uma solução clorada por 15 minutos e enxaguando bem; mergulhar as frutas em uma solução com bicarbonato de sódio por alguns minutos também é eficaz para eliminar possíveis aditivos químicos da superfície, assim como esfregar com uma escovinha. Depois é só enxaguar bem.





165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advertorial