top of page
  • Foto do escritorGrazie Canella

Descubra o sabor do cardamomo nas geleias

Você já parou para pensar que a diferença entre uma geleia e uma geleia incrível pode estar em pequenos detalhes? Ou melhor, nas especiarias! Sou muito fã do efeito que esses ingredientes produzem no sabor dos alimentos e das geleias, naturalmente.


Um dos meus favoritos é o cardamomo, semente de uma planta nativa da Índia e da família do gengibre, mas bem diferente no aroma. Para quem nunca viu, o cardamomo é uma pequena baga, normalmente de coloração esverdeada (ou em versões mais raras de tom escuro ou bege), e quando partimos sua casca macia encontramos pequenos grãos muito aromáticos, de sabor levemente cítrico. É uma das especiarias mais caras do mundo, mas algumas lojas de temperos vendem a granel e a vantagem é seu rendimento, apenas alguns grãos são suficientes para mudar o sabor das receitas.

Romanos e gregos usavam não somente na culinária, mas também com fins medicinais (para tratar gengivas e dentes, dor de garganta, problemas respiratórios e digestivos) e ainda como perfume – conta a história que Cleópatra tomava banhos de cardamomo para receber Marco Antonio.



O cardamomo pode ser acrescentado a bebidas como café, chás e sucos, cremes, molhos e pudins. Para quem quer conhecer mais e explorar esse sabor em geleias, ele harmoniza muito bem quando acrescentado a receitas de geleias de frutas como a manga (uma de suas combinações mais famosas e muito exploradas na culinária asiática), além de laranja, pêssego, damasco e kinkan, como a da foto. Também dá um toque especial no preparo de chutneys, caldas de compotas e conservas.




855 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advertorial

bottom of page