top of page
  • Foto do escritorGrazie Canella

Experimente perfumar seus pratos e geleias com flores de lavanda

De uns tempos para cá, a lavanda começou a ganhar mais destaque na culinária e principalmente na confeitaria por aqui. Essa pequena flor delicada e perfumada, também conhecida como alfazema e muito cultivada em campos no sul da França e da Itália, já é velha conhecida da gastronomia desses países – é um dos ingredientes da mistura conhecida como ervas de Provença, por exemplo.


Pode substituir o alecrim em vários pratos salgados, mas também com moderação para não deixar um fundo amargo, e aparece em massas, molhos, pães, queijos e vários outros itens. Em chás, tem sabor especial tanto sozinha quanto em blends de flores, ervas, frutas e especiarias. Na categoria de doces, sua cor e perfume têm também função decorativa, com destaque em bolos, macarons e outras receitas. Pode ainda ser usada para aromatizar açúcar, mel, cremes e coberturas.


De olho nessa moda, é claro que comecei a pensar em formas de usar esse ingrediente em geleias, e não demorei a encontrar opções maravilhosas. Comprei as flores desidratadas, adequadas para uso culinário, e comecei a misturar com diversos ingredientes! Assim como o alecrim, a lavanda também requer moderação no uso para não dominar o sabor, por isso uma pitada ou colher das flores na panela, quando a geleia estiver quase pronta, já faz a maior transformação. Seu aroma combina perfeitamente com frutas cítricas como morango, laranja, pêssego e tangerina.

Experimente finalizar a receita de laranja com damasco do curso com uma pitada de flores de lavanda e aprecie o perfume!





99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advertorial

bottom of page