Jambo em dose dupla: compota e geleia


Para quem faz geleias, receber frutas de presente de amigos é uma alegria e tanto. E tive essa sorte ontem, ganhei uma sacola com dois quilos de jambo orgânico madurinho, pronto para ir para a panela. Oportunidade rara para mim, pois o jambo não é fácil de encontrar por aqui, já que é uma fruta típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Suculenta e saborosa, é uma fruta doce e nutritiva, com benefícios para a memória, sistema digestivo e imunológico, além de propriedades diuréticas e antioxidantes. As frutas jambo de tamanho menor são ideais para fazer compota, pois absorvem bem a calda, então separei as frutas para fazer duas receitas: Geleia de Jambo

Ingredientes

1 kg de jambo higienizado

300 g (1 e 1/2 xícara) de açúcar demerara

Sumo de 1/2 limão

1 e 1/2 (aproximadamente 350 ml) xícara de água


Preparo

Leve à panela em fogo baixo as frutas higienizadas e cortadas em pedaços pequenos, sem o caroço, com o açúcar, sumo de limão. Vá acrescentando a água aos poucos. Perto do fim do cozimento, você pode bater ligeiramente com o mixer para deixar a geleia com a textura mais lisa ou apenas amasse e deixe os pedacinhos na geleia.



Compota de Jambo


Ingredientes 600 g de jambos pequenos

Para a calda:

1 e 1/2 xícara de água

1 e 1/2 xícara de acúcar (use o cristal ou, se preferir o demerara, escolha um que não altere muito a cor, para ter uma calda clara e atraente)

opcionais: 2 pedaços de canela em pau, 1/2 fava de baunilha (ou 1 colher de sopa de essência ou extrato) e 1 anis estrelado.


Preparo

Prepare as frutas - lave bem e higienize, corte os cabinhos e a parte de baixo. Faça furinhos nas frutas com um palito de dentes.

Faça a calda: leve ao fogo o açúcar com a água. Quando a calda começar a ferver, acrescentar as frutas e especiarias e deixar ferver. Quando as frutas estiverem macias, desligue o fogo, e guarde em vidros esterilizados.



Ambas ficam uma delícia, recomendo!





325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advertorial