top of page
  • Foto do escritorGrazie Canella

Saiba como fazer frutas e legumes durarem mais

Quem gosta de fazer geleias não aceita desperdício de frutas, e com alguns truques simples é possível fazer com que ingredientes frescos durem muito mais na cozinha de casa.


O primeiro segredo é não lavar, escovar ou higienizar nada que não seja para consumo imediato! Muita gente chega da feira e já vai logo lavando todas as frutas e legumes antes de levar à geladeira e fruteira, mas isso faz com que as frutas percam a proteção natural de sua superfície e deteriorem mais rápido, isso sem contar a perda de nutrientes. Isso não significa falta de asseio, afinal todos os alimentos deverão ser lavados e higienizados antes de serem consumidos. Além disso, mantenha os compartimentos da geladeira, fruteira e dispensa sempre limpos, ainda que os alimentos não sejam lavados antes de guardar.


A organização também é uma dica preciosa, gente! Algumas frutas e legumes ficam bem na geladeira, outros duram mais se ficarem em uma fruteira, em local fresco é claro, longe do sol e do calor do fogão! 

Quer alguns exemplos?


Ficam bem na geladeira morangos, uvas, mangas, pêssegos, abacates e abacaxis maduros, cenouras e abobrinhas em recipientes fechados, melão cortado (de preferência com polpa e sementes protegidos com um pedaço de filme plástico e a casca livre).


Na fruteira, de preferência aquele tipo que tem vários compartimentos, o ideal é separar da seguinte forma: maçãs e peras podem ficar juntas; em outra área, manter tomates, pimentões e pepinos (por muito tempo, eu achei que pepino tinha que ficar geladinho!); frutas cítricas com casca podem ficar na parte alta, mais arejada; batatas, cebolas e alho podem ficar na parte inferior, mais longe da luz (porém, atenção, as batatas devem ficar separadas, pois perto delas as cebolas produzem brotos).

Ah, e um segredinho para que as bananas durem mais! Separe uma por uma do cacho, embrulhe a parte do caule com um pedacinho de filme plástico ou papel e de preferência deixe na fruteira, separadas das outras frutas; isso porque o amadurecimento da banana depende da liberação de substâncias pelo caule, então proteger essa ponta pode ajudar a retardar o processo.



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advertorial

bottom of page