top of page
  • Foto do escritorGrazie Canella

Três motivos para você adotar o açúcar demerara

Atualizado: 27 de abr. de 2021

Sou apaixonada por geleias e ao mesmo tempo adepta de uma alimentação natural e saudável, por isso o uso do açúcar sempre me deixou dividida. Mesmo considerado um vilão, ele tem papel fundamental na produção de geleias – na consistência, transparência e conservação. A solução que encontrei em busca desse equilíbrio, além de desafiar a tradição e reduzir drasticamente a proporção de açúcar nas minhas receitas, foi começar a usar somente o açúcar demerara ou demerara orgânico no preparo, que vejo hoje como a melhor alternativa para fugir do açúcar refinado ou mesmo do açúcar cristal, mais frequentemente usado no preparo de geleias e compotas uma vez que dissolve melhor.


Conheça as três principais vantagens do açúcar demerara:


1. O principal diferencial é que o demerara recebe menos aditivos químicos – quanto mais branco o açúcar, mais aditivos ele tem em sua composição, que contribuem para a intoxicação do organismo. Com menos toxinas, o sistema imunológico e o metabolismo funcionam melhor.


2. Outra característica importante é que, ao ser menos processado e mais puro, o açúcar demerara mantém seus nutrientes, ao contrário do que ocorre com o refinado. Entre esses nutrientes, estão o cálcio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, cobre, magnésio e fósforo.


3. Mais puro do que o açúcar demerara é o açúcar mascavo, porém é praticamente impossível fazer geleias com esse tipo sem grande alteração no sabor e na cor das geleias, pois ele é bem marcante nesses atributos. Ou seja, o demerara é um ótimo meio termo entre a opção saudável e a opção mais adequada para fazer geleias. Teste diferentes marcas, pois elas variam também nesses quesitos de cor e sabor. Escolha as mais suaves.


Nem preciso dizer que o açúcar demerara orgânico foi a minha escolha ao desenvolver todas as receitas que eu incluí no curso Mestre em Geleias. Vale lembrar que, como qualquer ingrediente, esse açúcar também deve ser consumido com moderação, mas é uma alternativa bem mais saudável do que o açúcar refinado e até mesmo adoçantes dietéticos artificiais.



71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Advertorial

bottom of page